A Rádio

A evolução das rádios foi crescendo cada vez mais através dos tempos. A necessidade de se ampliar as formas de comunicação, bem como atingir os cidadãos das diferentes comunidades em um tempo recorde provocaram o surgimento da internet.

Esse novo meio possibilitou a comunicação em tempo real e a socialização das músicas.

Dessa mixagem entre a tecnologia da comunicação e as rádios surgiram as Web Rádios, também conhecidas como rádio via internet ou rádio online.

A Web Rádio Guim Guim foi criada em 2016 e leva ao ar, por meio da plataforma web, programação diversificada e de qualidade.

O nome Guim Guim surgiu em razão de seus idealizadores serem, além de apaixonados por rádio, nascidos na pequenina cidade de São Manuel, SP.

Com o intuito de divulgar a cidade, a Web Rádio Guim Guim vai ao ar em tempo real.

Seu compromisso se volta em preservar a qualidade musical e a expandir culturalmente as diferentes vertentes artísticas.

Vai mais além, preocupando-se em fornecer aos ouvintes internautas conteúdo jornalístico e de utilidade pública.

Visa atender os interesses da população relacionados à Comunicação, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Justiça.

A segmentação da Web Rádio Guim Guim está pautada na abrangência das músicas de qualidade, respeitando a liberdade de expressão.

A Web Rádio proporciona uma programação alternativa para os ouvintes, diferenciando-se das demais rádios. A proposta de sua apresentação se preocupa com a transmissão em tempo real de seu conteúdo.

GUIM GUIM

Os são-manuelenses, reza a lenda, há mais de 100 anos, têm o privilégio de serem os únicos a chamarem a tampinha de garrafa de GuimGuim.

A história relata que nossos antepassados, numa confraternização, em um bar da cidade, não se sabe exatamente quem ou o ano, ao ouvirem o barulho que a tampinha de garrafa produzia ao cair ao chão – guim guim guim guim – criaram essa denominação para o referido objeto, o que foi transmitido de “boca em boca”, de geração a geração.

O termo onomatopaico Guim Guim ficou incorporado entre os cidadãos e passou a fazer parte da linguagem trivial de São Manuel.

A grande difusão do termo teve um momento crucial quando se passou a usar o GuimGuim encapado de papel laminado nos enfeites da Procissão de Corpus Christi, festa religiosa, tradicional da cidade, atraindo muitos turistas. O termo se expandiu e, muitas vezes, São Manuel é chamada e reconhecida como “Terra do Guim Guim”